O juiz da 2ª Vara Cível de Maracanaú, Augusto Cézar de Luna, está ministrando o Curso de Prática em Direito Processual Civil para servidores e estagiários do Fórum Estadual de Maracanaú. Foram abertas duas turmas com 40 vagas, cada. A capacitação se encerrará no dia 13 de abril.

Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo magistrado. Para Augusto, “é extremamente importante que o Poder Judiciário esteja sempre qualificando seus servidores, em busca da celeridade e produtividade. A qualificação é meio essencial para alcançar estes fins”, destacou.

Com carga horária de 10h, o curso utiliza uma moderna técnica de aprendizagem, denominada metodologia ativa, aplicada, inclusive, pela Escola Nacional da Magistratura (ENM).

Na avaliação da secretária da diretoria do Foro, Maria Adelaide de Sousa, a capacitação contribuiu para o seu processo aprendizagem, propiciando um elo entre a teoria e a prática. “O curso de Prática Jurídica em tela utiliza métodos lúdicos e descontraídos, porém reais, proporcionando aos alunos a oportunidade fixar melhor o aprendizado extraído de cada momento da vivência”, afirmou.

Os principais assuntos abordados são: Petição inicial (Requisitos), Tutela de Urgência e Evidência, Procedimento Comum, Audiência de Conciliação, Defesa do Réu, Providências Preliminares e Saneamento, Julgamentos e Atos Processuais.