A norte-americana Kay Pranis, referência internacional em círculos de Justiça Restaurativa, ministrará a palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”, no dia 22 de setembro, às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (85) 3218.6188, devendo o interessado informar nome completo, a instituição e o cargo/função que exerce, CPF, um telefone para contato e o e-mail em que deseja receber a certidão de participação no evento, de 2 horas-aula. Para fazer jus a este documento, o inscrito deve assinar lista de presença no dia da palestra.

A palestra é gratuita, mas para a efetivar a inscrição o interessado deve trazer para a Esmec 2 kg (dois quilos) de alimento não perecível, que será doado às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón.

A palestra tem o objetivo de sensibilizar e difundir junto à sociedade local, especialmente os atores do Sistema de Justiça Juvenil e Sistema de Garantia de Direitos, jovens, famílias e atores comunitários, acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social.

A organização do evento está a cargo do Instituto Terre des hommes Brasil, Esmec, Vice-Governadoria, Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará.

Quem é a palestrante?
Kay Pranis faz treinamentos e escreve sobre Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa. Ela já trabalhou como planejadora de Justiça Restaurativa no Departamento de Correções do Estado de Minnesota entre os anos de 1994 a 2003, e desde 1998, conduz treinamentos de Círculos nas mais diversas comunidades, desde escolas, prisões, locais de trabalho, igrejas e famílias, de comunidades rurais em Minnesota até o South Side da cidade de Chicago, de Montgomery, no Alabama, à Costa Rica. É autora de vários artigos a respeito da temática da Justiça Restaurativa e o Pequeno Livro de Processos Circulares: Um Novo/Antigo Enfoque à Construção de Paz.

A autora da metodologia dos círculos é também co-autora de Peacemaking Circles: From Crime to Community (Círculo de Construção de Paz: do Crime à Comunidade). A intenção de Kay Pranis com o seu trabalho é criar espaços nos quais as pessoas possam estar em conexão mais amorosa umas com as outras. A experiência de Kay como mãe e ativista comunitária forma o alicerce de sua visão para a construção da paz e construção de comunidade.

Atualmente, o Instituto Tdh Brasil se utiliza das práticas restaurativas sistematizadas por Kay Pranis em ações de prevenção à violência nas escolas, na comunidade e no Sistema de Justiça Juvenil. Para Lastênia Soares, diretora do Programa de Justiça Juvenil Restaurativa do instituto, a realização do evento busca sensibilizar o público para acreditar que é possível se implantar uma cultura de paz se todos entenderem a importância e o resultado que as práticas circulares podem causar aos participantes.

O que é Justiça Juvenil Restaurativa?
A Justiça Restaurativa se configura como um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. Tal abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

Acesse aqui mais informações sobre Justiça Restaurativa – http://esmec.tjce.jus.br/wp-content/uploads/2017/08/Justi%C3%A7a-restaurativa.pdf

SERVIÇO:
Palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”
Data: 22 de setembro de 2017
Horário: 19h
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70. Edson Queiroz
Inscrição: 2 kg de alimento que serão doados às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón
Mais informações: (85) 3263 1142 e (85) 3267 8679 (Instituto Tdh Brasil) / (85) 3218-6188 (Esmec)

Fonte: ESMEC