Magistrados estaduais que atuam (ou já atuaram) como formadores da Esmec, e ainda não fizeram o Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), poderão participar dessa capacitação em sua nova formatação, cujas aulas serão iniciadas no dia 16 de maio. Os interessados deverão se inscrever até o dia 25 de abril, exclusivamente através do e-mail [email protected].

A Enfam disponibilizou para a Esmec 6 (seis) vagas, sendo que uma delas será destinada à equipe desta Escola. As inscrições, portanto, serão para 5 (cinco) vagas. Se o total de inscritos até a data informada (25/04) for superior a este número, haverá sorteio para definir quem fará o Curso.

Os magistrados, ao solicitar a inscrição, devem obrigatoriamente fornecer as seguintes informações:

a) Nome completo
b) CPF
c) E-mail institucional
d) Telefone para contato
e) Lotação (Tribunal/vara)
f) Titulação (Graduado, Especialista, Mestre, Doutor)
g) Dizer se já fez algum curso/capacitação para atuação docente/ou na área educacional e em que instituição
h) Citar a(s) escola(s) onde atua e o tempo de atuação como docente

Novo formato
A Enfam promoveu a revisão e a formatação do Curso de Formação de Formadores, que foi elaborado com base nos subsídios obtidos no III Encontro Nacional de Formadores, realizado nos dias 5 a 7 de dezembro de 2016, em Brasília.

O novo Curso contará com três etapas obrigatórias, a saber:
• 1ª etapa: presencial, com carga horária de 24 horas, envolvendo as bases da atividade de ensino e de aprendizagem;

• 2ª etapa: estruturada em um módulo de 40 horas, desenvolvido na modalidade de educação a distância, buscando a sedimentação da base teórica e a sua aplicação; e

• 3ª etapa: presencial, planejada em 16 horas, visando à sistematização do processo.

A primeira etapa será realizada em parceria com a Escola Judicial do Estado de Pernambuco (Ejud/PE), no período de 16 a 18 de maio deste ano, em Recife/PE. A segunda etapa, na modalidade a distância, será realizada no período de 1° a 30 de agosto, e a terceira, e última etapa, será realizada em Brasília/DF, nos dias 5 e 6 de setembro de 2017.

Importante: o magistrado que tiver sua inscrição deferida para a primeira etapa do Curso, conforme determina a Enfam, “autoriza a utilização, a título gratuito, de imagens e áudio para fins institucionais; e compromete-se a participar das etapas seguintes do curso”.

Mais informações: (85) 3218.6188 e [email protected].

Fonte: ESMEC