TJCE_importancia_da_votacaoA juíza Rosália Gomes dos Santos, titular da 4º Vara de Sucessão da Comarca de Fortaleza, ministrou nesta terça-feira (17/11) palestra para 100 estudantes sobre “A importância do voto para a execução a cidadania”. O encontro aconteceu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Irapuan Cavalcante Pinheiro, localizada no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza.

O evento contou a participação de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º e 2º ano do ensino médio. O objetivo foi apresentar aos adolescentes a grande importância que o voto tem para uma sociedade mais justa.

Para a magistrada, o tema trouxe uma relevância bastante fundamental porque os adolescentes estão se preparando para as próximas eleições. “Nosso país está passando por um momento difícil, em que muitas pessoas estão desacreditadas, desistindo de votar. Então temos um interesse de que a juventude tenha mais esperança e mostrar para eles que pode ser diferente e que eles podem fazer um país melhor”, explica.

Ao final, a juíza abriu espaço para que os alunos tirassem dúvidas. Em seguida, agradeceu a presença de todos e desejou que o conhecimento transmitido possa servir futuramente para a vida profissional deles.

O estudante do 2º ano, Ítalo Sales informa que no segundo ano já tem uma noção de como proceder na escolha do voto. “Temos que escutar bem as proposta dos candidatos, além do currículo de cada um. Hoje eu pude tirar algumas dúvidas sobre o voto e eleição, me ajudou bastante”, conclui.

Segunda a diretora da escola, Adriana Almeida, foi muito proveitoso levar aos alunos a importância que é uma eleição, a escolha das pessoas que irão comandar nosso país, estado ou cidade. “A vinda do Tribunal para escola, pode trazer uma perspectiva de que eles tem força, de que podem decidir, que podem contribuir para um país melhor, através do voto ou mesmo da cidadania”.

Ao final, a escola foi presenteada com um exemplar do livro 140 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal, que promove palestras em escolas e visitas ao Palácio da Justiça.

Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.

Fonte: TJCE