A Associação Cearense de Magistrados (ACM) empossou na tarde de 23 de outubro (quarta-feira) duas comissões eleitorais. Cada uma conduzirá um dos dois processos eleitorais em que os magistrados cearenses participarão, referentes à escolha das diretorias da ACM e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Nacional
Inicialmente, foram empossados os três integrantes da comissão eleitoral para as eleições da AMB. O trio foi indicado pelo presidente da ACM, Juiz Ricardo Barreto, conforme determina o artigo 13 do regulamento publicado pela AMB (acesse aqui). A presidente da comissão é a Desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, o secretário é o Juiz Cléber de Castro Cruz e, como membro, assume a Juíza Roberta Ponte Marques Maia.
Experiência e credibilidade foram critérios que se destacaram na escolha da comissão. “São pessoas que não deixam dúvidas com relação à firmeza moral nem à questão técnica necessária para desenvolver os trabalhos. Pesou muito na escolha o fato de que dois dos colegas são juízes do Tribunal Regional Eleitoral e de que a Desembargadora presidiu várias comissões ao longo de sua carreira e, recentemente, esteve à frente da nossa Corregedoria Eleitoral”, salientou Barreto.
A expectativa da Desembargadora Edite Bringel é de um processo tranquilo e sem incidentes. “É uma honra presidir a comissão das eleições junto com dois grandes colegas”, acrescentou.
“Precisamos mostrar para sociedade que a nossa eleição também busca mostrar transparência para os magistrados”, assinalou Roberta Maia, Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Também Juiz Auxiliar da Presidência do TRE, Cléber Cruz acrescentou: “É válido que os próprios juízes tenham esse trabalho de legitimar o processo eleitoral da sua Casa”.
Na ocasião, houve o lacre das urnas de votação, sendo que uma ficará na sede da ACM, recebendo os votos encaminhados por carta, e a outra será utilizada na votação presencial, nos dias 22 e 23 de novembro. Cinco votos recebidos até o momento foram depositados pela presidente da comissão.
Veja as fotos clicando aqui.
Local
Para a comissão eleitoral do pleito da ACM, foram empossados, como presidente, a Juíza Tereze Neuman Duarte Chaves, como secretária, a Juíza Helena Lúcia Soares, e como membro, a Juíza Maria das Graças Almeida de Quental (não pôde comparecer, mas assinará a documentação em seguida).
Os três nomes correspondem aos juízes mais antigos da lista de merecimento que aceitaram a atribuição, o que ocorre em conformidade com o regulamento das eleições da Associação (acesse aqui).
“Recebo com satisfação e responsabilidade a nomeação para a comissão pela importância do momento para a magistratura, em que se realiza a democracia no âmbito local”, afirmou a Juíza Tereze Chaves.
Acompanharam o momento de lacre da urna os representantes da chapa “Magistratura Unida, Justiça Valorizada”, Juiz Roberto Viana; e da chapa “Inovando com Participação”, Juiz Carlos Henrique Oliveira.
Votação
As votações presenciais para as diretorias da ACM e da AMB serão realizadas, respectivamente, no dia 22 de novembro e nos dias 22 e 23 de novembro, no Clube dos Magistrados, à Av. César Cals, 1331, Praia do Futuro. Em ambos os processos, é possível votar por carta e, no pleito nacional há ainda a opção online.
Candidatos
Localmente, a disputa é entre as chapas “Magistratura Unida, Justiça Valorizada”, cujo candidato a presidente é o Juiz Antônio Alves de Araújo; e “Inovando com Participação”, liderada pela Desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda.
Concorrem à presidência da associação nacional as chapas “Unidade e Valorização”, que tem à frente o Juiz João Ricardo dos Santos Costa e a chapa “AMB para os Magistrados – Justiça para o Brasil”, cujo líder é o Juiz Roberto Portugal Bacellar.
Confira as fotos da posse da Comissão local neste link.