Tomou posse, na noite desta quarta-feira (22), o desembargador cearense Teodoro Silva Santos ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Representando a Associação Cearense de Magistrados (ACM), o seu presidente, juiz José Hercy Ponte de Alencar, prestigiou a solenidade.
Indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o cearense foi empossado junto à advogada Daniela Teixeira e ao desembargador José Afrânio Vilela. As nomeações foram aprovadas pelo Senado Federal no dia 25 de outubro. Teodoro Silva Santos passou a ocupar a vaga do ministro Jorge Mussi, que se aposentou. Entre os presentes na solenidade estiveram o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, e o presidente da Alece, Evandro Leitão.
“A sua posse perpassa o simbolismo da representação cearense nas cortes superiores e, em especial, uma das principais cortes de Justiça do país”, afirmou Hercy Ponte, presidente da ACM, entidade à qual Silva Santos é associado. “Desejo grande êxito ao nosso ministro nessa nova designação”, concluiu. Após a cerimônia, a Associação ofereceu um jantar em comemoração à conquista do cearense e associado da entidade.
Conheça Teodoro Silva Santos
Nascido em Juazeiro do Norte, Teodoro Silva Santos é bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Na instituição, o desembargador também atua no corpo docente do curso de direito.
A trajetória de Teodoro no Tribunal de Justiça do Ceará iniciou-se em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, na qual ocupou uma vaga reservada ao Ministério Público, onde atuou por 18 anos como promotor de justiça e procurador de justiça.
Fotos: STJ