Organizada pela Associação Brasileira de Magistrados (AMB), a III Caminhada Negra ocorre no dia 18 de novembro em 13 cidades brasileiras, incluindo Fortaleza. Na capital cearense, o evento dispõe de 10 vagas e o trajeto a pé será iniciado no Centro Cultural Dragão do Mar e seguindo até a praia do Poço da Draga. O encontro é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra.
Com um trajeto que contempla a essencialidade e o protagonismo do povo negro, o projeto segue por pontos turísticos e culturais que referenciem a história do país. Além de Fortaleza, a III Caminhada Negra também acontece em Salvador, Belém, Macapá, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Aracaju, Teresina, Belo Horizonte, São Luís e Olinda. Em Brasília, o evento acontece no dia 25 de novembro.
Aos interessados em participar da caminhada, a AMB disponibilizou um formulário para confirmação. A III Caminhada Negra é aberta para todos, independente da etnia ou cor. A expectativa é que a edição de 2023 seja maior do que as anteriores.
“É um momento de celebrarmos o Dia da Consciência Negra, destacando a relevância dela para toda sociedade. A Caminhada Negra é um evento essencial para que ocorra essa reconexão com os movimentos e protagonismo negro do Brasil”, comenta o presidente da Associação Cearense de Magistrado (ACM), José Hercy Ponte de Alencar, sobre o evento.