JUAZEIRO DO NORTE (CE) – O auditório do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, ficou lotado, nesta sexta-feira (12), no encerramento do 1º Seminário Internacional de Direitos da Mulher, promovido pela AMB, com apoio da Associação Cearense de Magistrados (ACM). A Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, Presidente de honra do Seminário, participou da solenidade e a convite da Diretora de Assuntos da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada, Sérgia Miranda, entregou a Magda Rocha uma placa condecorativa em homenagem a sua mãe, a 1ª senadora cearense, Maria Alacoque Bezerra.
“Esse Seminário tem uma importância enorme de sensibilização da população geral, de um problema que perpassa por todas as classes sociais, todos os Estados brasileiros. É uma realidade que, muitas vezes, não fizemos questão de enxergar. Aborda uma série de aspectos relacionados à violência doméstica e vai nos levar a uma melhor compreensão do problema e a uma maior sensibilização de um público em geral. É preciso que estejamos todos atentos para que isso deixe de acontecer”, elogiou a Ministra.
O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, parabenizou a iniciativa da AMB ao dizer que a sociedade vai despertar ainda mais a necessidade de se combater a violência contra a mulher. “Como cearense que sou, vejo o prestígio que é dado pela AMB aos Magistrados e ao cidadão cearense. Juazeiro do Norte tem sofrido muito em virtude da violência doméstica”, apontou.
Para Magda Rocha, a homenagem recebida em nome de sua mãe é o reconhecimento do trabalho que ela realizou na cidade. “Minha mãe sempre foi uma pessoa de paz, conciliadora. Apesar de ser muito meiga, era uma mulher muito enérgica. Não temia nada naquele tempo, era uma segurança para quem chegava chorando, na minha casa, porque o marido bateu”, disse.
Segundo o Assessor da Presidência da AMB, Luiz Rocha, o Seminário é uma proposta para combater a violência doméstica. “A tentativa com o Seminário é de alteração de parâmetros e de mudança de rumos culturais”, ressaltou. “Foi bastante positivo. Acho que ficou consolidada, agora, até com a obrigação da AMB promover esse evento anualmente”, afirmou José Célio Lacerda, também Assessor da Presidência da AMB.
No final do evento, Sérgia Miranda anunciou a elaboração da Carta de Juazeiro, para confirmar o compromisso da AMB quanto ao combate à violência contra as mulheres. Ela disse ainda que a segunda edição do Seminário deverá ser realizada, no ano que vem, no Espírito Santo.
Cerca de 1.200 pessoas participaram do Seminário, entre elas, a Diretora-Tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva, as Diretoras-Adjuntas da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada, Gisele Oliveira e Maria Abadia de Castro, o Presidente da ACM, Marcelo Roseno, Magistrados, Advogados, Defensores Públicos e estudantes.
Fonte: AMB

