Servidores e diretores de secretarias do Judiciário compõem o público alvo do Projeto Foco, realizado em parceria pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) e 2ª e 3ª Varas de Execuções Criminais. As ações serão desenvolvidas nos meses de março e abril. O primeiro encontro foi realizado no dia 22 de fevereiro, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

 
O propósito é abranger da valorização dos profissionais ao aperfeiçoamento da eficiência do Judiciário, de acordo com o juiz Cézar Belmino, da 3ª VEC. “O projeto tem por finalidade aprimorar o desempenho dos servidores no que tange à produtividade e ao atendimento ao público, propiciando uma excelência, portanto, em prestação jurisdicional”, afirma o juiz. “É uma ação prática que fortalece o pensamento de que, apesar das dificuldades estruturais, é possível construir resultados de eficiência”, destaca a juíza Luciana Teixeira, da 2ª VEC.
 
A iniciativa corresponde a um projeto piloto no qual participam cerca de 20 servidores e diretores de secretarias. As atividades serão baseadas no estabelecimento de metas considerando três pilares: relações interpessoais, resultados e produtividade. As metas representam o padrão de desempenho buscado. Ao longo dos dois meses, os participantes receberão acompanhamento e aconselhamento, buscando aperfeiçoar os processos do projeto. Uma consultoria especializada está à frente dessa formação. Ao final, haverá uma avaliação 360º (do juiz, do diretor de secretaria e de outro colega) e uma premiação motivacional.
 
Segundo a chefe do Centro de Treinamento Interno (CTI), do Fórum Clóvis Beviláqua, Adriana Albano da Rocha, que analisou a viabilidade do Projeto, o fato de os magistrados terem idealizado a ação e estarem participando dela é relevante para o seu sucesso junto aos servidores. “Os juízes abraçaram a ideia, vestiram a camisa. Estão demonstrando uma visão sistêmica de valorizar o servidor pensando também em agregar resultados e eficiência”, analisa Adriana.
 
Conforme o presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, pretende-se estender a capacitação para todo o Estado. “Vamos levar a ideia do Projeto Foco para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará de modo a implantá-lo em todo o Estado, atingindo a totalidade dos servidores, possibilitando um grande impacto para a melhoria da prestação jurisdicional cearense”, assinala Barreto.