Publicado em: O Povo/ Opinião/ Enquete – (08/07/2012)
A campanha eleitoral começou para valer na última sexta-feira com 10 candidatos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O que essa pluralidade pode representar?
RICARDO BARRETO
Presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM)
A Constituição de 1988 confirmou nossa opção histórica pelo multipartidarismo. Assim, estimulou-se a criação de partidos, ressalvadas algumas exigências legais quanto à sua organização, submissão das plataformas políticas à ordem constitucional e indicação de fontes de receitas possíveis. Com isso pretendeu-se beneficiar a democracia. O quadro hoje existente em Fortaleza, em que dez nomes postulam o Paço Municipal, é resultado dessa escolha política. Ao eleitor caberá observar a coerência entre o discurso e a história de cada candidato, identificar quais coligações se formaram por mero pragmatismo de resultados, avaliar o projeto que melhor contemple as políticas públicas que deseja para nossa Cidade. O número de candidatos envolvidos na disputa, por si só, não é capaz de revelar o estágio evolutivo da nossa democracia, o que somente poderá ser aferido pelo voto maduro e desembaraçado da influência do poder econômico.

