Na noite da última quinta-feira (27), magistrados do concurso de 1971 festejaram os 40 anos de ingresso na carreira. Além da celebração de uma missa, realizada na Igreja do Hospital Militar, a data também foi comemorada com um jantar no restaurante Piaf. A juíza aposentada Cleire Almeida, única mulher da turma de 24 magistrados do concurso, explica que, como parte dos aprovados daquele ano só assumiu em 1972, as comemorações ficaram para 2012.

 

Feliz com o reencontro de tantos amigos, Cleire relembra com saudades os 33 anos que dedicou à magistratura. “Foi uma época muito boa. Os juízes eram muito respeitados”. Ela também destaca que em quatro décadas muita coisa mudou na vida dos magistrados. “Hoje, as condições são muito diferentes. Naquele tempo, assumíamos a comarca sem contar com nenhuma estrutura. Até o deslocamento entre as cidades era difícil”, relembra.  

 

A alegria de reencontrar os amigos também foi compartilhada pelo juiz aposentado Lúcio Brasil. “Acredito que esse é o primeiro encontro oficial daquela turma”. Para ele, que começou a trabalhar aos 15 anos na prefeitura de uma cidade do interior do Ceará, a Magistratura sempre foi um sonho. “Fiz a Faculdade de Direito com mais de 30 anos sempre pensando em prestar concurso para juiz”, lembra. Aos 42 anos, quando conseguiu a aprovação, assumiu a comarca de Reriutaba.

 

Para o desembargador Byron Frota, a oportunidade de reencontrar os amigos sempre é agradável. Reconhecendo a iniciativa da juíza Cleire, Frota agradeceu o apoio da Associação Cearense de Magistrados na realização da comemoração.