
Até a próxima quarta-feira (18/11), deverão ser digitalizados 178 autos da 5ª Vara. De 19 a 27 de novembro, os esforços se concentrarão em 918 processos da 2ª Vara. Na sequência, virão 3ª Vara (de 28/11 a 10/12), com 1.104 ações, e 4ª Vara (11/12 a 8/01/2016), que tem 1.160 feitos no acervo. A fase final, voltada para os 1.207 processos da 1ª Vara, será de 11 a 29 de janeiro de 2016.
De acordo com o coordenador o Núcleo, Wallikson Girio, o trabalho é realizado, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas na própria vara. A equipe é composta por quatro servidores do Núcleo, assessorados por um de cada unidade, que ficará responsável em assinar digitalmente as imagens.
Ele explica que, a etapa inicial é a higienização, quando se lida com os autos físicos. Nesta fase, ocorre o desmonte do processo (com a retirada de grampos e colagens de pequenos documentos) e a verificação do estado e da numeração das páginas.
Depois há a digitalização propriamente dita. A seguir, vem conferência da integridade das imagens, indexação (quando são nomeadas eletronicamente as peças), assinatura digital e, finalmente, importação dos processos para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).
A Secretaria de Judiciária Única é responsável pelos expedientes das varas enquanto os juízes se concentram em elaborar despachos, decisões e sentenças, agilizando assim o trâmite. O Fórum já conta com quatro delas. A pioneira foi da Fazenda Pública, criada em janeiro de 2014. Em outubro passado, foram implantadas duas para as Varas de Família e outra para as Varas de Execução Penal.
Fonte: TJCE

