A Associação Cearense de Magistrados (ACM) apoiará o projeto “Jovem Bombeiro Voluntário”, do Corpo de Bombeiros do Ceará. O assunto foi tratado em reunião na manhã de 26 de maio, quando o capitão Damasceno foi recebido pelo presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, e pela secretária executiva da entidade, Ana Paula Carvalho.
Na ocasião, Araújo disse que o pedido dos Bombeiros para realizar atividades do projeto no Clube dos Magistrados fora aprovado pelo conselho executivo da ACM. “É a nossa contribuição para essa iniciativa de cunho social, que salva adolescentes, desviando-os do caminho da violência e do crime e direcionando-os à cidadania”, assinalou o magistrado.
“Agradecemos muito o apoio”, disse o militar, acrescentando que a disponibilização de uma piscina era um gargalo. Segundo Damasceno, o propósito do JBV abrange o aspecto social, o incentivo ao voluntariado, bem como orientações aos jovens para uma natação utilitária, de salvamento aquático, visando combater o alto índice de afogamentos, que chega a 7 mil por ano no Brasil.
JBV no Clube dos Magistrados
As atividades do “Jovem Bombeiro Voluntário” no Clube dos Magistrados começarão no dia 8 de junho e serão desenvolvidas às segundas e quartas-feiras, de 16h às 17h. Nas aulas, um bombeiro fará treinamentos práticos de salvamento na piscina, com 15 jovens, de 13 a 17 anos, da comunidade do Vicente Pinzón.
A cada ano, a formação será concluída e, no ano seguinte, ingressará um novo grupo. São adolescentes assistidos pela ONG Grupo de Apoio e Mensagem ao Adolescente Cearense (GAMAC), com a qual o Corpo de Bombeiros já tem uma parceria.
O JBV é desenvolvido há 12 anos nos quartéis dos Bombeiros, precisando desses elos com a sociedade civil para expandir seu alcance. Em sua totalidade, o projeto capacita sobre a prevenção e os primeiros socorros em acidentes domésticos e terrestres, além dos aquáticos, bem como quanto à prevenção e combate a incêndios.
Curso
Durante a reunião, foi conversada a possibilidade de promover um curso de primeiros socorros para os magistrados, por meio de parceria entre a ACM e o Corpo de Bombeiros do Ceará.