A Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) promoverá o “Dia de Valorização do 1º Grau” na sexta-feira, 22 de maio, de 9h às 17h, no auditório do tribunal. A Associação Cearense de Magistrados (ACM) apoia a iniciativa, que também inclui a instalação do Comitê Gestor da Política de Atenção Prioritária ao 1º Grau e do Comitê Orçamentário de 2º Grau.
O evento destina-se aos juízes de primeira instância do estado e o acesso é gratuito.
Segundo o ouvidor-geral do TJCE e coordenador do Comitê Gestor da Política de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau no Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, o objetivo é reunir o maior número possível de juízes, fazendo da data um marco em que se somará uma atuação oficial à luta cotidiana pela valorização da primeira instância. “Temos o amparo do CNJ, do comitê gestor nacional e, agora, do regional”, pontuou.
O coordenador destaca que o comitê vai pleitear, primeiramente, a equalização da força de trabalho entre 1º e 2º graus em relação à quantidade de processos em cada instância. “Vamos mapear o estado do Ceará em termos de servidores e propor remanejamento”, adiantou, como modo de atenuar a falta de estrutura ligada à carência de pessoal, existente principalmente no interior do estado.
Programação
Haverá duas palestras. Pela manhã, o enfoque é a relevância da ouvidoria para os magistrados, com apresentação da vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Karla Júlia Marcelino.
À tarde, serão discutidos modos de obter um bom desempenho e bem estar na vida profissional e pessoal, partindo da compreensão do funcionamento do cérebro. À frente desse momento, estarão o master coach presidente da Febracis, Paulo Vieira, e o doutor em Ciências Médicas e Professor de Psicologia da Unifor, Tauily Claussen.
Confira o cartaz do evento abaixo.
Serviço
Dia de Valorização do 1º Grau
Data: 22 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE)