Evento também contará com dama e jogos de mesa para promover confraternização entre magistrados e suas famílias.

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) realizará no dia 17 de maio, às 10h, no Clube dos Magistrados, um Campeonato de Xadrez voltado para magistrados associados. A iniciativa marca a retomada de uma atividade idealizada pelo juiz Eduardo Gibson, titular do Juizado Auxiliar Privativo da 5ª Vara da Infância e da Juventude da capital, conhecido como Projeto Justiça Já.

O torneio tem como objetivo incentivar a prática de esportes mentais, promover a integração entre os membros da magistratura e valorizar o clube como espaço de convivência entre associados e seus familiares.

Além do xadrez, a programação inclui outras modalidades de jogos de mesa, como damas — que também será aberta à participação de familiares — e, de acordo com o interesse dos participantes, poderão ser incluídos baralho, sinuca e tênis de mesa.

Para o presidente da ACM, juiz Hercy Alencar, a ação reforça o compromisso da associação com o bem-estar dos associados. “Nossa gestão tem como um dos compromissos fortalecer os laços entre os magistrados, promovendo espaços de convivência e atividades que estimulem o bem-estar e o companheirismo”, afirmou.

O juiz Eduardo Gibson destacou que a iniciativa homenageia o colega Fernando Luiz Pinheiro Barros, magistrado associado, exímio enxadrista, detentor de muitos títulos estaduais e que, em 2008, sagrou-se campeão de xadrez nos Jogos Nacionais da Magistratura, no Rio de Janeiro. Gibson esclarece que, nos jogos da ACM, a competição de xadrez não se realizou em consideração ao referido colega, que não pôde dela participar na época. “Sem ele não teria graça”, acrescentou. “Sempre acreditei no potencial transformador e integrador do xadrez. Retomar esse campeonato é uma forma de unir os colegas, valorizar o clube da magistratura e, quem sabe, no futuro, expandir esse esporte para projetos sociais nos centros socioeducativos do Estado”, afirmou Gibson.

As inscrições para o campeonato podem ser realizadas através do link.