O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está em Fortaleza para realizar uma inspeção ordinária, iniciada nesta segunda-feira (17/06). Entre os locais visitados, destaca-se o encontro com a Associação Cearense de Magistrados. Participaram da reunião: Daiane Nogueira de Lira, conselheira do CNJ; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; Márcio Antônio Boscaro, desembargador do TJ-SP e assessor da Corregedoria Nacional de Justiça; e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz José Hercy Ponte de Alencar.
Este foi um encontro inédito na história da magistratura cearense, entre representantes locais e da Corregedoria Nacional de Justiça, diante dos relatos de dificuldades enfrentadas pelos magistrados locais no exercício da atividade judicial. Cerca de 200 magistrados prestigiaram o momento histórico.
Além da ACM, o CNJ visitou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Justiça Federal, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional do Trabalho e o Governo do Estado. Na abertura da inspeção, realizada na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o ministro destacou a importância da iniciativa como parte da missão constitucional do CNJ de aprimorar os serviços judiciários oferecidos à população. “Nossa visita consiste em prestar apoio e trocar experiências, com o objetivo final de melhorar o trabalho realizado por cada tribunal,” destacou Luís Felipe Salomão.
Os trabalhos abrangem unidades administrativas e judiciárias, além das serventias extrajudiciais da capital e do interior, e prosseguem até a próxima sexta-feira (21/06).
O presidente da ACM, juiz José Hercy Ponte de Alencar, enfatizou a importância da visita do CNJ à associação. “Receber a visita do CNJ é extremamente importante para nós. Foi um encontro super produtivo, que nos permitiu trocar experiências e buscar conjuntamente soluções para aprimorar o Judiciário cearense, uma vez que o CNJ é além de fiscalizador, formulador de políticas públicas judiciárias, buscando sempre a melhoria da prestação de serviços para a população”, afirma.