Nesta segunda-feira (25), a Associação Cearense de Magistrados (ACM), representada pelo seu presidente José Hercy Ponte de Alencar, prestigiou a solenidade em celebração aos 150 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na Câmara dos Deputados em Brasília.

“Foi um excelente momento de celebração de nossa Instituição, marcada, ao longo de anos, pelo trabalho de magistrados e magistradas em prol da população cearense”, comentou Hercy, “o TJCE desponta como Órgão fundamental para o acesso à Justiça, sendo os seus 150 anos de história motivo de orgulho para todo nós”.

A sessão ocorreu no dia das comemorações da Data Magna do Ceará, que marca a abolição da escravatura no estado quatro anos antes do restante do Brasil, e do Oficial de Justiça.

Iniciativa da deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil), a solenidade foi presidida por ela e reuniu lideranças do Judiciário estadual e nacional, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas. “Eu fiz questão de estar aqui porque tenho muito orgulho do Poder Judiciário do Estado do Ceará”, afirmou.

A mesa da sessão foi composta pelos nomes citados e pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva Martins Filho; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Ceará, Erinaldo Dantas; e outras autoridades.

Também prestigiaram a solenidade os deputados José Guimarães, Eunício Oliveira e Robério Monteiro; os desembargadores Heráclito Vieira de Sousa Neto e Maria Edna Martins; os juízes Luis Martius Holanda Bezerra Júnior e Ezequias da Silva Leite; além de Roberto Eudes Fontenele, Vagner Venâncio e Samuel Vilar de Alencar Araripe.