Conhecida mundialmente como o dia das promoções imperdíveis, a “Black Friday” se aproxima e acende alertas sobre o crescimento do número de golpes que acontecem no país. Por ser uma data que permite que os consumidores consigam comprar itens de desejo, o uso de promoções falaciosas e a emulação de sites populares dificultam a identificação das fraudes pela população.
De acordo com dados da ClearSale, empresa de tecnologia, o Brasil registrou 2 milhões tentativas de golpes nos comércios eletrônicos no primeiro semestre de 2023. O prejuízo estimado foi de R$2,5 bilhões no período. Com a iminência dos golpes durante a Black Friday, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) detalha alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a ação.
Confira as dicas:
Conheça a reputação do site
Através de plataformas como Reclame Aqui e consumidor.gov.br, o cliente pode buscar mais informações sobre a empresa, seus processos e as reclamações realizadas por antigos clientes.
Confira o link de compra
Através de anúncios falsos divulgados nas redes sociais, o consumidor pode ser encaminhado para um endereço de site diferente do divulgado. Com isso, o cliente deve verificar se o site em que está navegando é o correto e se está empregado ao lojista.
Cuidado com compras no PIX
Antes de realizar a transferência é necessário checar as informações do recebedor. Em compras nas grandes redes, os dados de PIX não devem ter o nome de pessoas físicas. Nestes casos, as empresas optam por nomes jurídicos que remetem a marca.
Para o presidente da ACM, juiz José Hercy Ponte de Alencar, apesar do momento ótimo para compras, o cuidado se faz essencial para evitar que consumidores sejam lesados com os golpes. “É uma prática muito comum durante datas comemorativas. Então, o consumidor deve tomar alguns cuidados no ato da compra. Caso caia em um golpe, a pessoa lesada deve abrir boletim de ocorrência, guardar a documentação pertinente e acionar a justiça para buscar seu ressarcimento”, comenta.