O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), o juiz José Hercy Ponte de Alencar, esteve em Brasília, na última semana, para acompanhar sessões no CNJ e aproveitou a ocasião para convidar o cearense que ocupa o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raul Araújo Filho, para se reassociar à ACM. O Ministro, que já foi Desembargador do Tribunal Justiça do Estado do Ceará (TJCE), na época, era filiado à ACM.

O presidente da ACM pontua que o Ministro Raul Araújo Filho aceitou prontamente o convite. “Ele aceitou com muita alegria e nós ficamos extremamente honrados em ter um homem tão íntegro e importante para a Justiça Brasileira novamente no nosso quadro de associados”, pontuou o juiz José Hercy Ponte de Alencar.

Conheça mais sobre a trajetória do Ministro Raul Araújo Filho

Natural de Fortaleza, o ministro Raul Araújo Filho é bacharel em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo concluído os créditos do curso de mestrado em direito público pela Faculdade de Direito da UFC. Exerceu as funções de advogado e de procurador-geral do Estado do Ceará, antes de tomar posse como desembargador do Tribunal de Justiça de seu estado, em 2007.

Chegou ao STJ em 2010. Atualmente, é membro da Quarta Turma, da Segunda Seção – colegiados em que já exerceu a presidência – e da Corte Especial. Ocupou o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em setembro de 2022, passou a exercer a função de membro efetivo daquela corte, para o biênio 2022-2024.

Raul Araújo Filho foi corregedor-geral da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

O ministro também atua na área acadêmica. É professor licenciado da Universidade de Fortaleza, na qual coordenou o curso de especialização em direito tributário.