A Associação Cearense de Magistrados (ACM) prestigiou, na tarde desta sexta-feira (31/5), a posse do magistrado Antônio Pádua Silva como desembargador, em solenidade realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Compuseram a mesa, dentre outras autoridades dos Três Poderes, dois membros da diretoria da ACM, o vice-presidente José Maria dos Santos Sales, e a 1ª secretária Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, que é também diretora do Fórum Clóvis Beviláqua.

A diretora de comunicação social, Joriza Pinheiro, e o diretor administrativo, José Mauro Lima Feitosa, também compareceram.

A sessão foi conduzida pelo presidente do TJCE, Washington Araújo, e a saudação em nome da Corte foi feita pelo desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, que destacou o “temperamento calmo, tranquilo, prudente, cauteloso” do recém-empossado e ressaltou que, apesar da promoção ter ocorrido oficialmente pelo critério de antiguidade, “a conduta e reflexão por ele haurida” ao longo da vida profissional são as razões essenciais para a mudança de patamar na carreira do magistrado Antônio Pádua.

Em seu discurso, o novo desembargador exaltou “a renovação de um elevado compromisso que firmei desde meu ingresso no Judiciário cearense e que restará fortalecido a cada dia de trabalho desempenhado, sempre em prol da sociedade e em absoluta observância das Leis e da Justiça”. O Pleno do TJCE conta agora com 42 integrantes, além de uma juíza convocada.

Perfil

O desembargador recém-empossado, Antônio Pádua Silva, era juiz titular da 5ª Vara de execuções Fiscais de Fortaleza e compunha a 2ª Câmara Criminal e o Tribunal Pleno como juiz convocado desde 2015.

Natural de Missão Velha, ele tornou-se magistrado em 1987, como juiz substituto da Comarca de Aracoiaba, e após receber uma série de promoções atuando no Interior do Estado, foi promovido para a então 5ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária de Fortaleza, em 1996.

Ele exerce a magistratura na Capital, desde então, nas mais diferentes funções, inclusive auxiliando a Presidência do TJCE e, também, a Corregedoria-Geral de Justiça (entre 2005 e 2013). O novo desembargador completará 32 anos na carreira em outubro deste ano.