Será lançada nesta segunda-feira (20/05), às 16h, no Fórum Clóvis Beviláqua, a Semana da Adoção 2019.

A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conduzirá a solenidade, no auditório Floriano Benevides. As informações são do site do TJCE.

O evento ainda contará com a participação das juízas Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum, e Mabel Viana, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza, entre outros magistrados e demais autoridades do Sistema de Justiça que atuam na área. Logo após a abertura, haverá apresentação do Coral do TJCE e do Coral das Crianças do Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS).

O objetivo da programação é sensibilizar pretendentes a pensar na possibilidade de adotar grupos de irmãos, crianças com idade superior a 5 anos e com problemas de saúde, que normalmente estão fora do perfil da maioria das famílias. Pensando nisso, será promovida a mobilização “O ideal e o real”, que ocorrerá durante toda a semana, das 9h às 16h, no hall da entrada secundária do Fórum. Estagiários do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Estácio e da UniAteneu, e de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), que integram o Projeto “Agora Pais”, e a equipe do Setor de Cadastro do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza vão esclarecer dúvidas sobre o tema.

Na quarta-feira, dia 22, às 9h, haverá reunião da juíza Mabel Viana com coordenadores e assistentes sociais das instituições de acolhimento. O encontro será no Auditório Agenor Studart. O local também será palco de palestra para pretendentes à adoção já habilitados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que ocorrerá na quinta-feira, dia 24, às 16h. O palestrante será Diogo Cals, integrante da Rede Adotiva.

No encerramento da programação, dia 25, haverá piquenique cultural no Clube da Caixa, no bairro Messejana. A atividade de lazer será realizada de 9h às 14h e contará com a participação de crianças e adolescentes acolhidos que já foram destituídos do poder familiar, ou seja, estão aptos a serem adotados, e também de pretendentes já habilitados no CNA.

A programação da Semana da Adoção 2019 é uma realização da Cejai em parceria com Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal, Fórum Clóvis Beviláqua, Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, Programa de Apadrinhamento.

Conta ainda com o apoio das Promotorias da Infância e da Juventude, da Defensoria Pública, dos grupos Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva, da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário e da 8ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros (8ª SB/1º GB), que integra a Assistência Militar do TJCE.

SERVIÇO
Semana da Adoção 2019
Data: 20 a 25 de maio
Abertura: 20/05/19
Horário: 16h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Floriano Benevides

– Mobilização “O ideal e o real”

Data: 20 a 25 de maio
Horário: 9h às 16h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua (hall da entrada secundária)

– Reunião com Instituições de Acolhimento
Data: 22/05/19
Horário: 9h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart

– Palestra para pretendentes habilitados no CNA
Data: 24/05/19
Horário: 16h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart

– Encontro de pretendentes com crianças e adolescentes aptos a serem adotados
Data: 25/05/19
Horário: 9h às 14h
Local: Clube da Caixa – Av. Frei Cirilo, 4700, Messejana.