Outorgado ao magistrado Ricardo Emídio Nogueira, elogio funcional deveu-se ao “significativo zelo e dedicação no desempenho de suas funções”, segundo a Corregedoria Geral de Justiça

Os bons resultados obtidos pelo Judiciário cearense nestes primeiros meses de 2019 são feitos de diversas histórias de sucesso de magistrados que atuam na Capital e no Interior do Estado.

Um dos casos mais recentes a ilustrar tal cenário positivo é o do juiz titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, Ricardo Emídio de Aquino Nogueira. Após inspeção da Corregedoria Geral de Justiça e do atendimento a algumas recomendações feitas pelo desembargador Teodoro Silva Santos, ele teve outorgada a concessão de “Elogio Funcional a Magistrado” e também recebeu votos verbais de congratulação do pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que se estenderam também à sua equipe de servidores, de forma unânime.

A decisão foi aprovada pelo Conselho Superior de Magistratura no último dia 13 de maio, antes de ser expedida a Portaria nº 42/2019. Segundo o documento, o elogio formal foi “atribuído em face de significativo zelo e dedicação” no desempenho das funções jurisdicionais, sob a responsabilidade do juiz Ricardo Emídio.

Celeridade com equilíbrio

De acordo com o magistrado, “a 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, por ter passado algum tempo sem juiz titular, estava com muitas audiências por ocorrer e vários processos para dar o devido encaminhamento. Ao longo de quase quatro anos, com o auxílio de uma valorosa equipe de servidores, trabalhamos com afinco, no intuito de equilibrar o trâmite dos processos”.

Ele acrescenta que “o segredo de qualquer trabalho, em verdade, é apreciar o que se faz, se irmanar aos parceiros de trabalho, incentivá-los, elogiá-los, orientar a forma de se conduzirem, ouvir suas sugestões e, principalmente, se colocar no lugar do outro, sentir suas angústias ofertando uma rápida prestação jurisdicional”.

Perfil

Ricardo Emídio de Aquino Nogueira ingressou na magistratura em 2005. Ele foi juiz titular nas comarcas de Poranga, Saboeiro, Santa Quitéria, Pereiro, Morada Nova e São Gonçalo do Amarante, antes de assumir a 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza em 2015, onde atua desde então.

O magistrado é graduado em Direito e Economia e especialista em Direito Constitucional. Ele foi ainda delegado titular do 11º Distrito Policial de Fortaleza (Pan Americano).