Três palestras irão integrar a programação do seminário “Magistratura e Associativismo: Cidadania em Movimento” e promoverão reflexões sobre a importância do movimento associativo na magistratura em busca de uma eficiência maior dos Poderes da República. A Associação Cearense de Magistrados realizará o evento no dia 20 de julho, à partir das 8h30, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).

Abrindo o encontro, às 8h30, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) fará a entrega dos Títulos de Juiz de Direito aos juízes vitaliciados. Em seguida, às 10h, a primeira palestra do dia terá como tema “O papel do Poder Judiciário na sociedade contemporânea” e será ministrada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço.

À tarde, às 14h, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juiz do trabalho da 3ª vara de Brasília, Francisco Luciano de Azevedo Frota falará sobre “Judiciário e democracia”. Já às 16h30, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira abordará “Os desafios da magistratura para a consolidação do Estado Democrático de Direito”. As atividades serão encerradas às 17h30, com um coquetel ofertado pela ACM.

Seminário comemorativo “Magistratura e Associativismo: Cidadania em Movimento”
Data: 20 de julho
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório da ESMEC, à R. Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz, Fortaleza