A diretora de pensionistas da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Lirete Spínola, participou da 1ª Reunião da Secretaria de Pensionistas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), realizada no dia 5 de maio, em Brasília.

Voto
Foi decidido que pensionistas da AMB buscarão direito a voto; o que pode ser deliberado na assembleia geral que vai ocorrer durante o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, de 24 e 26 de maio do ano que vem, em Maceió (AL). Presente no encontro, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, concordou com o pleito.

No Ceará, os atuais 57 pensionistas associados já votam. A ACM assegurou o direito à categoria na mais recente reforma do estatuto, realizada em 2012. Desde então, esses filiados já participaram de duas eleições associativas, em 2013 e 2016. Mais dois estados adotam o direito a voto de pensionistas: Espírito Santo e Rondônia.

Previdência
Outro assunto tratado na ocasião foi a reforma da previdência e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela AMB com a finalidade de evitar retrocessos às pensionistas de modo direto e indireto – caso de perdas aos aposentados que, consequentemente, atingirão as pensões que vão deixar.

“O encontro foi de extrema relevância para as pensionistas, por tratar de assuntos específicos, além de representar a valorização da nossa categoria”, afirmou Lirete Spínola.

Estão previstas reuniões da secretaria de pensionistas nos estados.

Também participaram do encontro em Brasília, as pensionistas Divina Ferreira (Asmego), Elizabeth Mattos (AMC), Eneida Barbosa (Ajuris), Rita Patrícia Lessa (Amapar), Helena Maia (Ameron), Narme Ferreira (Ameron), Marlene Fernandes e Rosilene Cheim (Amagis-MG); e, pela AMB, a vice-presidente administrativa, Maria Isabel da Silva e a secretária de pensionistas, Haydée Mariz.

Com informações da AMB.