A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva assumiu, nesta segunda-feira (06/02), a Ouvidoria do Poder Judiciário para o biênio 2017/2019. A assinatura do termo de posse ocorreu na sala do órgão e foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes.

red-1
O chefe do Poder Judiciário destacou as qualidades da nova ouvidora que, como mulher, tem “vocação para agregar e fazer acontecer”. Para ele, a Ouvidoria é um canal de comunicação permanente com a sociedade que precisa continuar sendo ampliado. O presidente ainda elogiou o trabalho desempenhado pelo desembargador Francisco Gomes de Moura, que esteve à frente do órgão desde julho de 2015 até agora. “Foi dignificante acompanhar seu trabalho, digno de registro”, disse ao magistrado.

O desembargador Gomes de Moura falou sobre as ações realizadas e destacou a importância das audiências públicas para ouvir as sugestões da população e melhorar o serviço prestado. Todas as zonas judiciárias foram visitadas, com sessões em Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Fortaleza, Itapipoca, Sobral e Crateús.

A nova ouvidora ressaltou que vai continuar o trabalho do antecessor e traçar melhorias. “As audiências foram determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça e vamos dar seguimento porque são importantes para desconstruir a imagem de que o Poder Judiciário é fechado. Queremos nos aproximar cada vez mais da sociedade cearense”, afirmou.

Além dos desembargadores, estiveram presentes os juízes Marcelo Roseno e Luciano Rodrigues, auxiliares da Presidência do TJCE; o secretário Geral, Nilsiton Aragão, e servidores da Ouvidoria. A designação da magistrada consta na Portaria nº 150/2017, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quinta-feira, dia 2 de fevereiro.

QUEM É
A desembargadora Iraneide Moura é natural de Sobral. Ingressou na magistratura em setembro de 1986, assumindo a Vara Única da Comarca de Pereiro. Em junho de 1991, foi removida para Coreaú, passando posteriormente pelas Comarcas de Independência, Pentecoste e Baturité. Em março de 1996, foi promovida para o 15º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, sendo removida, em outubro de 1998, para o 16º JECC.
Assumiu vaga no TJCE, pelo critério de merecimento, em julho de 2011. Atualmente, integra a 2ª Câmara de Direito Público.

A OUVIDORIA
A Ouvidoria do Poder Judiciário foi criada pela Resolução nº 23/2004, publicada no Diário da Justiça do dia 25 de agosto de 2004, passando a funcionar a partir do dia 28 de outubro daquele ano, na gestão do desembargador João de Deus Barros Bringel. Somente nos últimos dois anos de funcionamento, foram registradas mais de

O Ouvidor tem a função de receber informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários sobre as atividades do Poder Judiciário, encaminhando as manifestações aos setores administrativos competentes. Também tem a função de propor melhorias para os serviços prestados pela instituição, na busca constante da eficiência e da transparência administrativa.

Serviço:
Ouvidoria do Pode Judiciário
Endereço: Avenida Ministro José Américo, s/n, Cambeba. CEP: 60822-325
Horário: 8h às 18h
Telefone: (85) 3207.7428
E-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br
Site: www.tjce.jus.br/ouvidoria

Fonte: TJCE