A 2ª Vara da Infância e Juventude obteve, em 2015, o melhor resultado na redução da taxa de congestionamento entre as 140 unidades judiciárias de Fortaleza. O índice de descongestionamento alcançado pela unidade foi de 53,80%. Isso significa que para cada 100 processos que deram entrada na referida Vara, 153,8 foram julgados, reduzindo o acumulado.
Os dados constam no ranking divulgado pela diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, que apresenta o desempenho das varas por competência.
Atuam na unidade, os juízes Neliane Ribeiro de Alencar e Pedro de Araújo Bezerra, bem como o promotor Dairton Costa Oliveira, o defensor Adriano Leitinho e equipe de servidores. O juiz Pedro Bezerra salientou que o desempenho é reflexo de um esforço conjunto dos que trabalham na 2ª Vara. “Esse resultado nos deixa satisfeitos, pois demonstra a eficiência de todos, ajudando de uma maneira significativa à sociedade cearense”, afirmou.
A efetividade periódica de uma unidade judiciária ou tribunal é mensurada pela taxa de congestionamento. O levantamento dos dados considera o total de casos novos, os baixados e o estoque pendente ao final do período anterior, em relação ao de base.
O ranking com o resultado de todas as unidades judiciárias pode ser visualizado aqui.
Imagem via