Nesta terça-feira, 8 de dezembro, celebra-se o Dia da Justiça. Trata-se de uma data comemorativa que consagra o trabalho de garantir os direitos dos cidadãos e promover a pacificação social, exercido pelos magistrados e outros profissionais da área.
É feriado para efeitos forenses oficializado em todo o Brasil por meio do Decreto-Lei nº 8.292, de 1945; e da Lei nº 1.408, de 1951.
O Dia da Justiça foi comemorado oficialmente pela primeira vez em 1950, pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), apesar de já ser festejado desde 1940. A origem está ligada à data em que é homenageada a santa católica Imaculada Conceição.
No Brasil, o símbolo da Justiça é a deusa Iustitia, influência da cultura romana. Ela tem os olhos vendados, representando a imparcialidade e segura uma balança, representando o equilíbrio.
A Associação Cearense de Magistrados (ACM) homenageia todos os juízes pela passagem desta data especial e também pela dedicação diária na atuação jurisdicional, que tanto engrandece o papel social da profissão.
Imagem via