A fotografia intitulada “O que há por traz de uma prisão”, de autoria da juíza Samara Cabral, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte (CE), ficou em 10º lugar no III Concurso Nacional de Fotografia para Magistrados, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Ganhadora de menção honrosa, a foto de Samara será exposta no XXII Congresso Brasileiro de Magistrados, de 29 a 31 de outubro, em Goiás, em conjunto com outras 11 imagens selecionadas e todas as classificadas.
O tema do concurso deste ano foi “Olhar com uma nova perspectiva sobre o Sistema Penitenciário”. A partir dessa inspiração, a juíza retratou um momento de descontração, em que detentos jogam futebol. Para ela, a foto representa um novo olhar e tira o estigma de que a casa de privação é um local onde há apenas paradigmas ruins.
A magistrada participou com muita motivação. “Tenho como hobby a fotografia e gosto desse tema, sou juíza corregedora dos presídios. Bateu o desejo de unir a fotografia ao tema e no final deu certo. Fiquei muito feliz”, disse.
O concurso é realizado para estimular entre os magistrados a descoberta de outras habilidades, incentivar o estudo e a pesquisa de novas técnicas fotográficas, promover a integração entre os profissionais e revelar o lado artístico de cada um.