artesanatoUma exposição comemorativa ao primeiro ano do projeto Fábrica Escola será promovida de 22 a 25 de abril, no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua. A mostra reúne peças artesanais produzidas por apenados e egressos do sistema carcerário assistidos pelo projeto, que visa à ressocialização dos mesmos e tem o apoio da Associação Cearense de Magistrados (ACM).

A exposição foi aberta no shopping Parangaba, em 3 de abril. Já no próximo dia 30, às 16h, haverá, na sede de projeto (av. Dom Manuel, nº 738, Centro) uma solenidade ecumênica em comemoração ao aniversário. Na ocasião, ocorrerá a inauguração de uma loja para venda dos produtos.

A Fábrica Escola contribui para recuperar o apenado e conscientizar a sociedade sobre a importância da ressocialização. Oferece oficinas artesanais, atendimento psicossocial, tratamento contra dependência química, assistência médica e orientação jurídica. Já foram beneficiados 75 reeducandos. Atualmente, 33 participam diariamente das atividades.

A iniciativa é uma parceria entre Poder Judiciário (por meio das Varas de Execução Penal), Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE) e outras instituições públicas e privadas.

Com informações do TJCE