semana_do_juri_peqO Ceará é o estado com a segunda maior quantidade de processos julgados na I Semana Nacional do Tribunal do Júri, realizada de 17 a 21 de março. Os magistrados cearenses julgaram 192 processos. Os dados ainda não estão consolidados e constam em tabela do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que pode ser acessada aqui.

Segundo o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Antônio Araújo, “o resultado decorre muito mais do esforço pessoal dos magistrados cearenses”. O feito ocorreu no contexto atual de defasagem da quantidade de juízes e servidores.

A Semana foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os 27 tribunais de justiça brasileiros. O objetivo da iniciativa foi incentivar os julgamentos dos processos de homicídios, principalmente os que tramitam há mais de quatro anos, para alcançar a meta de Persecução Penal estabelecida pelo Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A meta é julgar, até outubro, 80% dos crimes dolosos que tiveram a denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009.

O estado com a maior quantidade de processos julgados (352) é Pernambuco. Em terceiro lugar está o Paraná (143).