Com a presença de mais de 600 pessoas, a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ocorreu na terça-feira, 17 de dezembro, em Brasília. As lideranças conduzirão a entidade no triênio 2014-2016.
Na ocasião, assumiu a Presidência o Juiz João Ricardo dos Santos Costa. Foi empossado como Vice-presidente de Direitos Humanos o Juiz Ricardo Barreto, Presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM). A gestão que se inicia também conta com os Juízes cearenses Marcelo Roseno de Oliveira, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania; e Mantovanni Colares Cavalcante, Coordenador estadual da Escola Nacional da Magistratura (ENM), braço da AMB.
Será a segunda vez na história da entidade que o Ceará fará parte do Conselho Executivo da associação nacional. A primeira vez se deu quando o Desembargador aposentado Ademar Mendes Bezerra atuou como Vice-presidente Administrativo, no triênio 2008-2010.
“É um momento de extrema alegria, não apenas pela honra de ocupar um cargo dessa relevância, mas acima de tudo pela certeza de que o projeto que ajudamos a construir representa o melhor caminho para o resgate da credibilidade e eficiência de nossa entidade maior”, afirma Ricardo Barreto.
Comitiva cearense
Compareceram à solenidade de posse os Juízes Antônio Araújo, presidente eleito da ACM para o triênio 2014-2016, Daniel Carneiro, Deborah Salomão, Francy Farias, Lia Sammia Moreira, Mantovanni Cavalcante, Marcelo Roseno e o Desembargador aposentado Ademar Mendes Bezerra.
Presidente
O ex-presidente, Desembargador Nelson Calandra, abriu a solenidade e, em seguida, o Juiz João Ricardo se pronunciou. “A expressiva votação que obtivemos nos confere considerável legitimidade, mas também nos impõe uma grande responsabilidade, a de atender o desejo de mudanças manifestado nas urnas”, afirmou.
Costa venceu a eleição para a Presidência da AMB em 23 de novembro. O Magistrado liderou a Chapa 1, “Unidade e Valorização”, que recebeu 5.628 votos (59,35% de um total de 9.483 votantes).
O discurso dele pode ser conferido na íntegra clicando aqui.
Com informações da AMB