A Associação Cearense de Magistrados (ACM) participou, como convidada, de aula especial do curso “Defensores Populares de Direitos Humanos”, realizada no dia 5 de outubro, no Espaço Cultural Bom Mix (Canindezinho). A iniciativa foi uma realização do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), em parceria com a Unichristus e o Movimento Nacional de Direitos Humanos no Estado do Ceará (MNDH-CE).
A aula, denominada “Acesso à Justiça e Direitos Humanos”, teve como objetivo apresentar o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário a integrantes de movimentos populares. Para isso, houve explanações de lideranças do Poder Judiciário – por meio da ACM, representada pelo Juiz Jorge Di Ciero Miranda; da Defensoria Pública e do Ministério Público.
Direitos humanos
O curso integra as atividades da “Escola Popular de Educação em Direitos Humanos”, projeto vinculado ao MNDH-CE e articulado pelo CDVHS. A Escola fomenta atividades de educação em direitos humanos, visando fortalecer a atuação de sujeitos de direitos, de defensores de direitos humanos e dos movimentos populares organizados.