Cerca de 30 filiados participaram do Encontro de Aposentados e Pensionistas da Associação Cearense de Magistrados (ACM). O evento foi realizado na sexta-feira, 23 de agosto, na sede da entidade.


Na ocasião, o presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, enfatizou o objetivo do evento, de proporcionar momentos de confraternização e ouvir demandas dos filiados. “Neste ano, promovemos pela segunda vez o encontro, que se constitui um fórum importante para identificar assuntos em que os associados precisam de suporte”, afirma.

É positiva a avaliação do evento, segundo o desembargador inativo José Eduardo de Almeida. “Foi muito importante para nós porque conversamos vários assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas. E é agradável, motivo de alegria reencontrar os colegas e relembrar fatos interessantes”, ressaltou.

A pensionista Maria Helena Pinheiro comentou sobre a relevância desse contato direto com a entidade. “É uma oportunidade de falar dos nossos problemas para que tentem nos ajudar a resolver. E a ACM tem feito muito por nós, leio os boletins, estou acompanhando”, apontou.

Uma das principais questões discutidas foi a necessidade de tornar mais célere a efetivação da pensão após o falecimento do magistrado. Recentemente aposentado, o desembargador Ademar Mendes Bezerra sugere a criação de uma Lei que preveja a transferência automática do benefício à cônjuge, partindo da comprovação de dados previamente de conhecimento das instituições envolvidas, acerca da esposa e dos filhos do magistrado. “É muito provável e possível que nos entendamos com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará”, disse.

As manifestações de alegria pelo reencontro com colegas se multiplicavam nas rodas de conversas. Como nas palavras do desembargador João Byron Frota: “Encontrar os amigos, os colegas aposentados e os da ativa é muito bom. Como classista e ex-presidente da Associação, gosto dessas ações e considero que foi muito boa a reunião”.

“Tive a oportunidade de ver pessoas que há muito não encontrava. Então estou satisfeita”, acrescentou a juíza inativa Maria Cleire Almeida.

Também participou da confraternização o 4º vice-presidente da ACM, Juiz Antônio Araújo.