Fruto da campanha pelas eleições diretas no Poder Judiciário, o concurso de frase promovido pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) premiou a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo pelo excerto abaixo:
“Garantir a cidadania, fortalecer a democracia e legitimar os eleitos são razões frequentemente presentes em nossas decisões para assegurar a ordem social e política do país. E são as mesmas razões que agora, nós juízes, invocamos em nosso pleito. Eleições Diretas nos Tribunais. É esse o nosso voto!”.
O trecho foi a resposta da juíza, titular da 12ª Vara de Execuções Fiscais, à pergunta “Qual a importância da participação dos juízes de Primeiro Grau na escolha dos presidentes e vice-presidentes dos órgãos diretivos do Poder Judiciário?”.
A premiação, um tablet Samsung Galaxy Tab 2 de sete polegadas, ocorreu na audiência pública que debateu as eleições diretas no Judiciário entre juízes e parlamentares na última sexta-feira, 7 de junho, no auditório da Justiça Federal do Ceará.
A juíza Ana Cristina explicou como elaborou o excerto vencedor. “Tentei pensar num argumento que tivesse conteúdo jurídico, mas que também fosse de fácil acesso a quem não é do meio. Pensei nas nossas decisões, porque tomamos decisões tão importantes para o rumo do país e não podemos tomar qualquer decisão dentro da nossa instituição. E fiquei lisonjeada com a escolha. Considero que é uma campanha importante e necessária”.
Outros 18 magistrados associados enviaram suas frases no período de 15 a 31 de maio. Para o presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, mais do que concorrer a um tablet, os juízes tiveram a oportunidade de manifestar seus pontos de vista acerca desse importante pleito. Por isso, a ACM decidiu publicar todas as frases recebidas no período e que atendiam ao pré-requisito de conter, no máximo, 300 caracteres. Elas podem ser lidas neste link.
Confira outras fotos da audiência aqui.