Três juízes tomaram posse em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 16 de maio, no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Os novos magistrados são Juliana Sampaio de Araújo, Rejane Rolim dos Santos e Tony Aluísio Viana Nogueira. Na ocasião, eles filiaram-se à Associação Cearense de Magistrados (ACM), sendo recebidos pelo presidente e pelo 4º vice-presidente da associação, juízes Ricardo Barreto e Antônio Araújo.
O ingresso na magistratura acompanha o papel social da carreira para o juiz Tony Nogueira, que assumirá a comarca de Fortim. “Vejo como uma oportunidade para dar minha parcela de contribuição no aperfeiçoamento da Justiça”, afirma. Ele tem especialização em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina e está vindo de Brasília, onde foi procurador da Fazenda Nacional desde 2008.
Também vem de Brasília, após oito anos como procuradora da Fazenda Nacional, com atuação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), a juíza Juliana Araújo. Além da expectativa de trabalhar com outras área do Direito, a magistrada ressalta a relevância de aderir à ACM. “Para mim é impreterível, em qualquer carreira, você ser associado [à entidade de classe]. Na Procuradoria eu já era associada à Associação dos Procuradores, então eu acho muito importante para o trabalho pois é um amparo muito grande até em questões maiores como melhorias para a carreira”, assinala a nova juíza da comarca de Acarape.
A comarca de Palmácia contará com Rejane dos Santos como juíza. Ela vem de uma carreira como defensora pública do Estado do Ceará desde 2006 e tem especialização em Direito Constitucional pela Uniderp. A magistrada relata um sentimento de segurança ao filiar-se à ACM e demonstra bastante disposição para a atividade judicante. “Vou dar o melhor de mim para contribuir com o Judiciário cearense e para uma Justiça mais célere”, pontua.
Despedida do desembargador Arísio Lopes
Na mesma tarde, no TJCE, houve a despedida do desembargador José Arísio Lopes da Costa, a quem a ACM prestou uma homenagem por meio de uma placa, entregue pelo presidente da associação, juiz Ricardo Barreto. O magistrado irá completar o tempo de serviço para aposentadoria no dia 20 de maio, após 42 anos dedicados ao Judiciário cearense.
“Trata-se de um momento bastante singular para a magistratura, ciclos que se iniciam e finalizam. Três novos magistrados inauguram seus primeiros passos na profissão, enquanto um velho juiz afasta-se da mesma atividade, após uma vida toda de entrega. Isso nos diz sobre a complexidade de nossa existência.”, destacou Ricardo Barreto.
Atualização da galeria de ex-presidentes do TJCE
Ao final da tarde, as fotos dos ex-presidentes do TJCE, desembargadores Ernani Barreira e José Arísio foram apostas na Galeria de Ex-presidentes do Tribunal. José Arísio foi vice-presidente do Tribunal no biênio 2009/2011 e presidente no biênio 2011/2013. Já Ernani Barreira esteve à frente do TJCE no biênio 2009/2011.
Confira mais fotos desses eventos aqui.