Cerca de 200 pessoas, entre juízes, desembargadores e familiares, participaram de uma caminhada na Avenida Beira Mar promovida pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) na manhã do sábado, 8 de dezembro. O evento marcou o encerramento da Semana de Valorização da Magistratura, que contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Durante a concentração, em frente ao restaurante Boteco Praia, e ao longo do percurso de cerca de 2 quilômetros, os magistrados distribuíram folhetos da campanha “Olhos Abertos” e cartilhas informativas sobre como funciona o Judiciário.

Entre os presentes estava a promotora de Justiça Socorro França, que saudou a ação. “É a magistratura interagindo com a sociedade. Quem está mais feliz hoje é o povo, que gosta de ver o que se está fazendo. Que essa seja uma iniciativa entre muitas outras para que o povo entenda que democracia se afirma promovendo justiça”, assinalou a promotora.

O potencial de coesão foi ressaltado. “A Semana congratulou e valorizou a magistratura. Foi uma forma de aglutinar os colegas para buscarmos nossos direitos e nos juntar à sociedade, integrando com nossas famílias”, observou o Juiz Demétrio Saker.

“Foi uma experiência maravilhosa. Nós conseguimos nos aproximar e mostrar nosso rosto para a sociedade”, destacou a Juíza Luciana Teixeira.

O presidente da ACM, Juiz Ricardo Barreto, fez uma avaliação positiva da Semana. “Conseguimos congregar os colegas magistrados, o que não é fácil na nossa categoria, uma vez que a nossa atividade requer recato e, muitas vezes, acaba-se tendo um convívio apenas com os colegas da mesma Vara ou Comarca. Além disso, mostramos em números o que temos produzido de bom para a sociedade. E, ao estabelecer um diálogo mais direto, ouvimos o que a sociedade tem para nos dizer e o que nós, magistrados, podemos fazer para aprimorar a atividade jurisdicional”.