Publicado em: O Povo/ Ceará – (08/03/2012)
É a sexta investida contra fóruns no Interior só este ano. Em 2011, foram sete ações. ACM cobra medidas
Uma nova ação contra unidade do Judiciário foi registrada ontem no Ceará. Dessa vez o alvo foi o fórum de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, invadido na madrugada de ontem. Foram levados revólveres, pistolas, escopetas e drogas. As quantidades não foram divulgadas.
Segundo informação da Polícia, dois homens renderam e amarraram o vigilante do prédio para invadir o prédio. Três salas foram abertas e os inquéritos revirados. Os criminosos fugiram em uma moto do vigia.
Essa é a sexta ação contra fóruns registrada no Ceará em 2012. Durante todo o ano passado foram sete investidas. Neste ano, os outros casos ocorreram em Beberibe, Horizonte, Iguatu e Cedro. Em Guaraciaba do Norte, um homem atirou contra o fórum.
Em fevereiro, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) procurou a cúpula estadual da Segurança Pública para sugerir medidas emergenciais. Segundo o presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, foram negociadas ações como reforço de policiamento militar no horário de funcionamento das comarcas.
“A saída é o próprio governo e o Tribunal de Justiça criar vagas de agentes de vigilância nos fóruns”, aponta Barreto. Na avaliação do juiz, a principal medida a ser adotada é o cumprimento da resolução 104 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda a instalação de equipamentos de segurança nos fóruns.
De acordo com Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a criação de um fundo estadual para a implantação das medidas precisa passar pela Assembleia Legislativa.
OPOVO tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas não houve retorno.
Serviço
Associação Cearense de Magistrados (ACM)
Endereço: Av. Santos Dumont, 2626 (Ed. Plaza Tower , Aldeota)
Telefone: (85) 3264-8288
Outras informações: acmag.org.br