O ano de 2011 foi marcado pelo aumento de furtos de armas em fóruns de cidades do interior do Ceará. No mínimo, foram 90 armas roubadas durante o ano. No período de 2007 a 2010, O POVO noticiou o roubo de pelo menos 28 armas.

A insegurança nos fóruns preocupa os juízes. “Hoje, vivemos uma situação difícil. Nós não contamos com um dispositivo de segurança eficaz que garanta a segurança do prédio e das pessoas que trabalham no fórum”, afirma Ricardo Barreto, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM).

Segundo ele, são poucos os fóruns que contam com homens da Polícia Militar na segurança. Na maioria dos casos, as prefeituras cedem vigilantes para os prédios. Ele sugere a contratação de empresas privadas de segurança ou a realização de concurso para vigilantes da Justiça estadual. Emergencialmente, pede o reforço da PM nos fóruns.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informa que, até o dia 2 de fevereiro, foram recolhidas dos fóruns 1.489 armas, sendo que 1.274 estavam no Interior e 215 em Fortaleza. Em 2011, foram 14.525 armas recolhidas no Ceará, sendo que 10.507 eram de fóruns do Interior.