No dia 22 de setembro, a AMB lançou o Prêmio AMB de Jornalismo 2011, fazendo duas homenagens: deu o nome do Professor Paulo Bonavides a essa 8ª edição e criou uma categoria especial juíza Patrícia Acioli para premiar o jornalismo investigativo sobre o combate ao crime organizado e segurança nos fóruns e de magistrados. Serão sorteados R$ 80 mil em oito categorias: mídia impressa; telejornalismo; radiojornalismo; webjornalismo; fotojornalismo; mídia regional; mídia associações filiadas, além do Prêmio especial juíza Patrícia Acioli.
Paulo Bonavides é um dos maiores constitucionalistas do País, que tem uma relação muito próxima ao jornalismo por há mais de 40 anos ser editorialista do jornal “O Povo”, de Fortaleza. Segundo o presidente da AMB, Nelson Calandra, idealizador da homenagem, ele é uma referência para todos os Magistrados brasileiros.
“Já Patrícia protagonizou o sonho de todo jornalista que é lutar pela verdade”, sustentou Calandra, durante o lançamento para explicar a razão da escolha da Categoria especial, comparando a trajetória da juíza assassinada no Rio de Janeiro com a do repórter e produtor da TV Globo, Tim Lopes, sequestrado e morto por traficantes em 2002.
O vice-presidente de comunicação, Raduan Miguel Filho, disse que a premiação busca apoiar e reconhecer as reportagens que destaquem e valorizem iniciativas do Judiciário e da magistratura. “Esperamos a participação de todos os segmentos da imprensa”, desejou.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro, preenchendo o formulário disponível no hotsite www.amb.com.br/premio. Na página também é possível conferir o regulamento desta edição do Prêmio, no qual poderão concorrer matérias publicadas ou veiculadas pela primeira vez no período de 1º de janeiro a 31 de setembro de 2011.
Cada jornalista pode inscrever até três trabalhos diferentes, em categorias distintas. Após preencher e imprimir o formulário de inscrição, o concorrente deverá encaminhar a ficha junto com um original e mais seis cópias da reportagem, pelos Correios, para a sede da AMB, em Brasília. Os vencedores de cada categoria receberão troféu, certificado e R$ 10 mil.
Em sete edições, o Prêmio já reuniu mais de 1.600 trabalhos inscritos ao longo de sua história. Em 2010, foram 167 participantes e a expectativa é dobrar esse número em 2011. Para outras informações, entre em contato por e-mail [email protected] ou por telefone (61) 2103-9018.
*Fonte: AMB