A palestra com tema “Hagiologia: O Estudo da Vida dos Santos” marcou a continuidade da série de eventos dedicados aos aposentados da magistratura cearense. O encontro aconteceu no dia 19 de outubro, às 14h, na Esmec, Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.
Ministrada pela desembargadora e membro da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), Gizela Nunes da Costa, a palestra esclareceu questões importantes sobre a reflexão da vida dos santos. A principal dúvida era sobre a diferença entre a canonização e a beatificação. “A grande diferença é o segundo milagre. A outra diferença é que a beatificação é feita por um delegado do Papa. Só quem pode canonizar, transformar em santo, é o sumo pontífice”, explica a desembargadora.
Gizela Nunes da Costa ainda contextualizou os magistrados sobre o surgimento e o papel da ABRHAGI. “Foi fundada em 2004 para estudar os santos e estendamos para o estudo dos movimentos messiânicos, das coisas sagradas […] Nós temos dois livros importantes: um que fala sobre a fundação da ABRHAGI e outro com todos os candidatos ao altar do Brasil e do mundo", contou Gizela.
Os magistrados participaram ativamente da palestra fazendo diversas perguntas e compartilhando o conhecimento sobre o tema. Também compareceu ao encontro o presidente da Associação Cearense de Magistrados, Marcelo Roseno. Após a palestra houve sorteio de brindes e um lanche de confraternização. A desembargadora Gizela Nunes da Costa também presenteou os presentes com algumas publicações da ABRHAGI.
No calendário deste ano ainda acontecem mais duas atividades. No dia 10 de novembro, quando se comemora o Dia do Aposentado será realizado um almoço. E para fechar a programação de 2010, no dia 16 de dezembro os aposentados celebram na confraternização natalina da ACM.