Natural de Acopiara, interior do Ceará, o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva recebe sexta-feira (24/09) o título de “Cidadão Honorário” de Fortaleza. A sessão solene de entrega da homenagem ao desembargador, que é diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), acontece no Plenário Fausto Aguiar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, às 19h30min. O Projeto de Decreto Legislativo que concede o título ao magistrado é de autoria da vereadora Verônica Gurgel (PP-CE).

O desembargador teve o exemplo do trabalho pela justiça em casa, já que os pais, Manoel José da Silva e Maria Idelzuite Araújo, foram serventuários da justiça em Acopiara. Formado bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará na turma de 1970, Francisco Lincoln exerceu a atividade da advocacia na sua cidade-natal, Acopiara, até 1973, quando foi nomeado Promotor de Justiça da Comarca de Jucás.

O magistrado atuou em diversos municípios cearenses, quando exercia a atividade de Promotor de Justiça, como Orós, Várzea Alegre, Iguatu, Fortaleza, Mombaça, Ipaumirim, Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Senador Pompeu e Quixeramobim. Paralelo às atividades de promotoria, Francisco Lincoln exerce o magistério em cidades do interior cearense, chegando a receber o título de “Cidadão Varzealegrense”, em 1979, pelos serviços prestados nesta área no município de Várzea Alegre. 

Francisco Lincoln Araújo e Silva foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça em 2006 pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, egresso da representação do Ministério Público, na composição do 5º Constitucional. Atualmente integra a Quarta Câmara Cível.