A Associação Cearense de Magistrados (ACM) alerta seus associados sobre um novo golpe que está sendo praticado e do qual alguns juízes já foram vítimas.
O golpe acontece da seguinte maneira: alguém liga para o Fórum, fazendo-se passar por juiz, corregedor ou desembargador de outro Estado. Diz que está perdido, com o carro quebrado ou em outras situações nas quais precise de ajuda. Após convencer o juiz ou servidor da veracidade da sua história, pede o telefone do servidor ou pessoa que está indo lhe socorrer para orientar o caminho e termina convencendo a pessoa a passar antes em uma casa lotérica e fazer um crédito para o celular, pois precisa ligar para a seguradora.
Na sequência, o golpista pede para a pessoa passar o telefone para o funcionário da lotérica e informar que se trata de um juiz de Direito, amigo do juiz local, que está em dificuldades na estrada e precisa de crédito no telefone. O que ocorre depois disso é que até que o funcionário da lotérica desconfie dos valores solicitados e consulte a pessoa que autorizou a operação, o vigarista já conseguiu seu objetivo de adquirir créditos de celular.