A necessidade de receber atendimento médico e odontológico gratuito e de retirar registro de nascimento e de identificação, além de modificar o visual, levou cerca de 1.200 pessoas de 15 comunidades do entorno da Praia do Futuro a comparecerem, ontem pela manhã, no Clube dos Magistrados. A ação fez parte do Dia da Solidariedade, dentro da programação dos 50 anos de fundação da Associação Cearense dos Magistrados (ACM).

No local, os serviços mais procurados foram os de expedição de documentos, como carteira de identidade e CPF, e os de atendimento médico, entre pediatria, cardiologia, ortopedia e ginecologia. Além disso, a população também pôde doar sangue, participar de atividades recreativas, palestras educativas sobre prevenção de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, receber orientações sobre processos judiciais e realizar cortes de cabelos. Clique para Ampliar

A dona-de-casa Luciana da Rocha, 37 anos, compareceu ao evento com o intuito de retirar a certidão de nascimento do filho de dez anos. “Estou feliz, porque hoje estou podendo receber a certidão de nascimento do meu menino. Ele nunca teve a certidão, desde que nasceu”, afirma. Por sua vez, a também dona-de-casa Cristiana Gomes, 28 anos, expressou sua alegria em ter sido atendida pelos médicos do Exército. “Fazia mais de dois meses que esperava por atendimento. Mas, nos hospitais públicos, as filas são enormes. Agora, estou muito feliz de ter conseguido consultar a minha filha aqui”, explica.

Para realizar essas atividades de atendimento de saúde e de cidadania ao público, a ACM contou com o apoio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar, Hemoce, Secretaria Estadual de Justiça, Cartório João de Deus, associações comunitárias e as escolas municipais.

De acordo com o setor de comunicação social da 10ª Região Militar de Fortaleza, cerca de 100 militares prestaram serviços às comunidades da Praia do Futuro. “É uma satisfação enorme para as Forças Armadas servir a população brasileira através de ações cívicos-sociais, que promovem a cidadania. Por isso, sempre que convidados para fazer esse tipo de trabalho, servimos com pronto atendimento”, diz.

ENQUETE

Qual a vantagem desse balcão de serviços?

Francisca Selma dos Santos

50 ANOS

Faxineira

Há seis anos estava sem carteira de identidade e hoje vim aqui adquirir, pois a pessoa não é nada sem documento.

José Marco Araújo

63 ANOS

Aposentado

No posto de saúde, os atendimentos demoram muito e aqui foi tudo tão rápido. Recebi até remédio.