“A sociedade tem procurado mais a Justiça, que tem mostrado a cara e está mais acessível. O Judiciário está abrindo as portas”. Com a análise, o juiz Marcelo Roseno, o 2º vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), iniciou o segundo dia do I Seminário Mídia Judiciário, no último dia 27 de agosto.

Ele e o jornalista Guálter George, editor de Política do jornal O Povo, participaram do painel “Desafios da cobertura: o cotidiano dos temas jurídicos nas redações”. Em debate com profissionais e estudantes de Comunicação, a difícil relação com a mídia, os avanços e dificuldades do judiciário junto à opinião pública, a qualidade da informação prestada.

O jornalista Guálter George afirmou que, muitas vezes, ignorância sobre especificidades do Judiciário e arrogância na condução das pautas são empecilhos para uma cobertura correta.
O editor de Política do jornal O Povo concordou que está havendo uma maior abertura do judiciário, mas que a relação entre juízes e imprensa deve ser aprimorada. “Depois de mais de 20 anos nas redações, hoje noto o judiciário bem mais acessível, mas ainda estamos caminhando em busca de um conhecimento recíproco”, avaliou o jornalista.

O evento foi encerrado com o painel “O que pode e o que não pode na propaganda eleitoral 2008”, com o juiz Emanuel Leite Albuquerque . Coordenador da Propaganda Eleitoral do Ceará, ele esclareceu questões sobre o que é lícito e o que é ilícito em relação ao tema e tirou dúvidas dos jornalistas sobre a cobertura da campanha eleitoral.

O I Seminário Mídia e Judiciário foi uma realização da Associação Cearense de Magistrados (ACM), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Escola Superior da Magistratura (Esmec).  Durante os dois dias de evento, jornalistas e estudantes de comunicação puderam discutir e tirar dúvidas sobre questões relacionadas à cobertura de temas jurídicos. O evento integrou a programação de 50 anos da ACM.

Os participantes que ainda não receberam certificado podem procurar a sede da ACM (avenida Santos Dumont, 2626, sala 1307, Aldeota). Contatos: (85) 3264.8288 ou jornalismo@acmag.com.br