"É um incentivo para aprender mais. É bom saber que se preocuparam com a gente". A afirmação é de Beatriz Dias Pinto, estudante da rede municipal de ensino de Fortaleza, sobre o Concurso de Redação ACM 50 anos, em comemoração ao aniversário da Associação Cearense de Magistrados. A menina faz parte do grupo de alunos que esteve presente no lançamento do concurso, na tarde do último dia 18 de setembro, no Fórum Clóvis Beviláqua.
Estudantes, educadores e magistrados estiveram presentes na assinatura do edital do concurso, que busca incentivar leitura, escrita e cidadania nos alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Ceará. De acordo com a 3ª vice-presidente da ACM, juíza Maria Valdenisa Sousa Bernardo, "a iniciativa pretende aproximar o judiciário da comunidade e falar sobre os direitos dos cidadãos".
O concurso é realizado pela ACM, em parceria com a Secretaria da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), e o apoio da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Editora Barsa Planeta e Edições Bagaço. Também fizeram parte do evento o presidente da ACM, juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, os representantes da SME, Arlindo Araújo, da Seduc, Gilvana Linhares, e da Acert, Afro Lourenço.
"Toda ação voltada para a educação é soma. O judiciário está vindo para contribuir com essa conscientização", destacou a professora Gilvana Linhares. O coordenador do Ensino Fundamental da SME, Arlindo Araújo, e o advogado Afro Lourenço destacaram a importância do investimento em estudantes. "É uma ótima oportunidade para eles demonstrarem seus talentos", disse Arlindo.
Os estudantes também ficaram empolgados com a premiação do concurso. Os primeiro e segundo colocados receberão um computador. Os professores que tiverem orientado as redações recebem um notebook e as escolas dos estudantes vencedores também serão premiadas com uma coleção da Barsa Planeta. "É uma grande chance de ganhar um computador. A maioria dos meninos e meninas da minha escola não pode comprar um", disse Antônio Giovanni, aluno da escola municipal Professor Francisco Maurício Mattos Dourado. A professora de Giovanni, Cláudia Carvalho, também gostou da escolha dos prêmios. "São mais ferramentas para ajudar na educação, tudo que possa contribuir com o aprendizado dos alunos é muito importante".
A educação foi o tema central durante o lançamento do Concurso de Redação ACM 50 anos. O presidente da ACM, juiz Paulo Nogueira, ressaltou a importância de investimentos nessa área. "De nada valem as riquezas econômicas de um país se não existir preocupação com a formação de cidadãos", disse o magistrado. Paulo Nogueira acredita no sucesso do concurso e agradeceu as parcerias e apoios. "Assinatura desse edital é apenas o ponto de partida para os alunos, a ACM e os parceiros. Tenho certeza que teremos bons trabalhos", finalizou o magistrado.
No início do lançamento, os músicos do grupo vocal Quinteto Agreste, Arlindo Araújo e Mário Mesquita saudaram estudantes, professores e juízes com belas músicas e versos cantando Fortaleza e a esperança. "É muito importante esse elo que está sendo formado entre o judiciário cearense e a educação", disse Arlindo Araújo.