Depois de esperar cinco anos, Márcia Bezerra, 27, viu a perspectiva de reconhecimento da paternidade de seu filho. Ela ontem era uma das que aguardava atendimento na 2ª Vara da Família, no Fórum Clóvis Beviláqua, para fazer o teste de DNA. O pai da criança, Carlos André de Oliveira, concordou em se submeter ao exame feito num laboratório no próprio Fórum. Desempregada, Márcia não pode pagar o exame que custa, em média, R$ 230,00, mas ela era uma das beneficiadas com a gratuidade para a solução do processo.
Esse é um dos casos da Campanha Diga Sim ao Seu Filho que se realiza, durante toda esta semana, pela 2ª Vara da Família em parceria com a diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. A intenção é dar solução aos cerca de 300 processos de investigação de paternidade que levam até três anos para serem concluídos. "Estamos trabalhando com um laboratório particular, mas para cada 10 exames, um é gratuito para quem não pode pagar", explica o juiz Francisco Bezerra Cavalcante que idealizou a campanha. Márcia Bezerra foi uma das essas beneficiadas ontem.
O juiz disse que não esperava a grande repercussão da campanha. Logo no primeiro dia, a procura foi muito grande. "Até pessoas de outras localidades nos procuraram". Ele diz que a expectativa é realizar 36 audiências por dia. "Queremos amenizar o sofrimento das partes, por isso pensamos nessa campanha e ganhamos todo o apoio do desembargador João Moreira de Deus (diretor do Fórum)", acrescenta.
No caso do exame feito pelo laboratório particular que funciona até sexta-feira no Fórum, o resultado do exame de DNA é rápido, sai de 15 dias a um mês. Mas os que estão sendo encaminhados para a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que fazem o exame gratuito, não há previsão do resultado em virtude da grande demanda.
Com a boa receptividade da campanha, apesar da análise só do primeiro dia, o juiz Francisco Bezerra já pensa em expandi-la para todo o Estado. "Pensamos em fazer esse atendimento, inicialmente, na semana que antecede ao Dia dos Pais, mas agora queremos tornar isso definitivo". Segundo ele, pelos menos uma vez por mês haverá atendimento para dar efetividade aos processos.
SERVIÇO
Mais informações pelo telefone (85)3488 7065
SAIBA MAIS
A Campanha Diga Sim ao Seu Filho – investigação da paternidade – começou ontem e continua até sexta-feira. Os interessados são atendidos de meio-dia às 17 horas, na 2ª Vara da Família, no Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz.
Além da realização dos exames de DNA, também está funcionando no local, um Cartório de Notas para fazer, sem nenhum custo, a escritura de reconhecimento da paternidade sem a realização do exame de DNA, ou seja, quando pai e mãe aceitam espontaneamente o reconhecimento.
A finalidade principal da campanha é assegurar o direito da criança e do adolescente de terem reconhecidos os seus pais como rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
(Rita Célia Faheina)