O desembargador Ademar Mendes Bezerra, 1º vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), recebeu a mais importantes das homenagens prestadas pela Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira. A solenidade de entrega foi realizada no último dia 26 de junho, às 19h30min, no plenário Fausto Aguiar Arruda.
Estiveram presentes autoridades civis, militares e do judiciário cearense, entre eles o o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes. O presidente da Associação Cearense de Magistrados, juiz Paulo Nogueira, desta a importância da homenagem como reconhecimento pela atuação do desembargador Ademar Mendes Bezerra nos 34 anos dedicados à magistratura cearense.
O presidente da Câmara, vereador Tim Gomes, propositor da medalha, conduziu a sessão solene. O desembargador recebeu ainda o Título de Cidadão de Fortaleza, projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Idalmir Feitosa.
Nascido em Sobral, o desembargador atualmente coordena o Memorial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e é membro da Comissão da Reforma do Código de Organização Judiciária.
Como juiz foi titular das comarcas cearenses de Coreaú (1974/1977), Missão Velha (1977/1978), São Gonçalo do Amarante (1978/1979), 1ª vara de Baturité (1979 /1987). Foi juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza, além de titular da Vara das Execuções Criminais, Corregedoria dos Presídios e de Habeas-Corpus. Ademar Bezerra respondeu ainda pelas comarcas de Granja, Camocim (Eleitoral), Mauriti, Caucaia, Aracoiaba, Pacatuba, Redenção, Pacoti e Mulungu, 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, 5ª Vara Criminal, dentre outras.
Foi Juiz Corregedor Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral (1988), coordenador da Propaganda Eleitoral (1989) de Fortaleza, coordenador Geral das Eleições da Capital (1989), juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral (1989 a 1993), juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (1993 a 1997), juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (1995 a 1997). Desde junho de 2003, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
A Medalha Boticário Ferreira presta a homenagem por meio da figura de uma das mais ilustres personalidades que a cidade de Fortaleza teve como administrador: o Boticário Ferreira. Ela foi instituída em 1981 para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade, dedicado à causa do município e exemplos de dedicação ao serviço público da cidade.