O presidente da Associação Cearense de Magistrados – ACM, juiz Paulo Nogueira, participou, na tarde de ontem, da solenidade de posse dos ministros Humberto Gomes de Barros e Cesar Asfor Rocha nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), respectivamente. A cerimônia foi realizada na sala de sessões do STJ e contou com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e da presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, entre outras autoridades do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.
Emocionado, Gomes de Barros disse que pretende ser “mais que um presidente”. “Quero ser o denominador comum das idéias e anseios de todos os que colaboram na distribuição da Justiça”. Em seu discurso, o ministro também exaltou o colega Asfor Rocha. “Amigo leal, experiente magistrado e primoroso jurista. Sua Excelência sabe temperar a ‘frieza’ da Justiça com a suavidade da poesia”, elogiou. Humberto Gomes de Barros cumprirá mandato de apenas 108 dias à frente do Tribunal, pois completará 70 anos e se aposentará.
Pela primeira vez na história do STJ, a instituição será comandada por dois representantes provenientes da advocacia. O fato, inédito na história judiciária brasileira, foi festejado pelo presidente nacional da classe, Cezar Britto, em seu pronunciamento durante a solenidade.
Fonte: AMB