ACM, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará – Esmec, promoveu o VIII Encontro dos Presidentes das Associações dos Magistrados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, nos dias 26 e 27 de abril do corrente ano, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza, Ceará.
 
A abertura ocorreu na noite do dia 26, com reunião informal dos presidentes. Ao segundo dia, os participantes estiveram reunidos no hotel do evento, das 14 às 17h, quando debateram sobre temas de interesse dos magistrados, a exemplo da criação de escolas regionais de magistratura e da demora do pagamento de salários das pensionistas, com base em casos acontecidos no Ceará e em Pernambuco. Em seguida, partiram para a sede da Esmec, onde foi realizada a palestra intitulada “O associativismo como instrumento de mudança do Poder Judiciário”, proferida pelo vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco – AMEPE, juiz Mozart Valadares.
 
Durante a palestra, o juiz ressaltou a importância da união dos magistrados para o fortalecimento da Justiça como um todo, mas, principalmente, da relevância da criação e integração de associações de magistrados estaduais ou regionais, acreditando ser uma ferramenta indispensável para o funcionamento da Justiça e para que a AMB possa intervir pela magistratura de modo mais rápido e eficaz.
 
O evento contou com a participação de representantes da AMB, presidentes das associações de Alagoas, Rondônia, Brasília, Amapá, Sergipe, Pará, Bahia, Goiás, Mato-Grosso, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Paraíba, além de outros dirigentes destas associações, magistrados cearenses e demais autoridades. O Encontro teve o apoio e patrocínio do Banco do Brasil, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará – Sinduscon e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará – Sindiônibus.
 
Para o presidente da ACM, juiz Paulo Nogueira, o fato de Fortaleza sediar o Encontro pela segunda vez é razão de orgulho, pois trata-se de evidente valorização da magistratura cearense, contando com a participação de colegas de outros estados. ”Tive a oportunidade de discutir assuntos de relevante interesse da classe com os colegas. Com isso, poderemos, quando da reunião do Conselho de Representantes da AMB, encaminharmos nossos anseios de forma objetiva e unificada, o que, certamente, terá maior respaldo a nível nacional”, explica o juiz.
 
Mas, como ponto mais alto do evento e para finalizar as atividades do Encontro, aconteceu o lançamento da Campanha Mude um Destino, no Ceará, uma iniciativa da AMB em favor de crianças e adolescentes que vivem em abrigos no Brasil. O objetivo da campanha, agora com o apoio efetivo da ACM, é atrair a atenção dos magistrados e sociedade cearenses para esta realidade, visando a adoção das crianças e adolescentes, ou a inserção destes em suas famílias de origem.