AMB_posseministroO jurista Luiz Edson Fachin tomou posse nesta terça-feira (16) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, compareceu à solenidade que aconteceu no Plenário da Corte. A sessão solene foi aberta pelo presidente Ricardo Lewandoswki deu as boas vindas a Fachin e manifestou a satisfação dos pares “por ter, nos quadros da Suprema Corte, um magistrado com as suas qualificações profissionais e acadêmicas”.

O presidente da AMB, João Ricardo, comentou sobre o novo cargo de Luiz Fachin no STF. “Ele correspondeu a todas as nossas expectativas e isso o legitima para um grande mandato como ministro do STF. Quem conhece o professor Fachin tem a convicção de que fará um exitoso trabalho”, disse.

“Fachin é preparado, grande conhecedor do Direito e com certeza vai trazer contribuições para o STF”, afirmou o vice-presidente Institucional da AMB, Sérgio Junkes.

Entre as autoridades presentes ao evento, estavam o vice-presidente da República, Michel temer, os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL), o diretor de Articulação da AMB no CNJ e tribunais superiores, Álvaro Kalix Ferro, o Coordenador da Justiça Militar da AMB, Edmundo Franca, os presidentes da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Trigueiro, da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Sebastião Coelho, e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Frederico Mendes, além de outras autoridades.

Fachin foi indicado pela presidente Dilma Rousseff e ocupará vaga que estava em aberto desde julho do ano passado, devido a aposentadoria do ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa. Agora, a Suprema Corte está completa. Ele vai compor a Primeira Turma do STF, junto com os ministros Rosa Weber, Marco Aurélio, Luiz Fux e Roberto Barroso.

Trajetória
Nascido em Rondinha (RS), o advogado e professor de Direito Civil, Luiz Edson Fachin tem 57 anos. Estudou e fez carreira profissional no Paraná, tendo se destacado como jurista e acadêmico, com atuação no Brasil e no exterior. Professor titular da Universidade Federal do Paraná, fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutorado no Canadá. Fachin também é pesquisador convidado do Instituto Max Planck, da Alemanha.

 

Fonte: AMB